Local Tips,  Rio de Janeiro

5 trilhas IMPERDÍVEIS para curtir as melhores paisagens do Rio de Janeiro

Se você é amante da natureza e de vistas maravilhosas esse post foi feito para você!

O Rio de Janeiro possui uma série de mirantes naturais que proporcionam experiências únicas com vistas de tirar o fôlego. A maioria destes mirantes são acessíveis por trilhas que podem ser feitas por pessoas de todas as idades e níveis de dificuldades.

Para comemorar o início do Verão aqui no Rio de Janeiro, listamos 5 trilhas imperdíveis que vão fazer você se apaixonar pela cidade maravilhosa! Algumas são leves e outras mais pesadas, mas todas guardam uma recompensa lá no alto, que vai te fazer recuperar o fôlego rapidinho.

Para quem quer experimentar tudo que o Rio de Janeiro tem para oferecer, não pode deixar de incluir pelo menos uma destas trilhas no seu roteiro!

Então vamos começar!

#1 Morro Dois Irmãos

Trilha nível médio com duração de apenas 40 minutos e 1,5km até o topo que irá te proporcionar uma das vistas dos cartões postais do Rio de Janeiro. De um lado o Cristo Redentor até a Praia do Leblon, do outro a Pedra da Gávea e a Praia de São Conrado.

Dica: Vá cedo! No verão o calor é pesado, então quanto mais tarde for mais quente vai estar.

Como chegar: Vá até a entrada do Vidigal e de lá você terá que pegar um transporte alternativo (kombi ou mototaxi) até o campo de futebol na Vila Olímpica do Vidigal.

#2 Pedra Bonita

Trilha nível fácil, podendo ser concluída em 30 minutos, sem pressa, até o topo que vai te proporcionar um visual ÍNCRIVEL! De um lado o Morro Dois Irmãos, Lagoa e o Cristo, do outro a Barra da Tijuca e o Recreio! É de tirar o fôlego!

Dica: Vá de tênis. Se for bem cedinho (para ver o nascer do sol) leve lanterna e não podemos esquecer da água e um lanchinho. 

Como chegar: O início da trilha fica um pouco antes da pista de vôo. Para chegar até lá, vá até São Conrado e suba a Estrada das Canoas. É fácil de achar e há uma placa indicando.

#3 Pedra da Gávea

Trilha nível difícil com duração de 2h30. Conhecida pela temível “carrasqueira” (parte em que muitos desistem por ser uma escalada íngreme perto de um penhasco), irá te proporcionar uma sensação única de superação ao chegar ao topo e avistar o Rio de Janeiro todinho.

De um lado o Morro Dois Irmãos, as praias, a Lagoa e o Cristo, do outro, uma paisagem incrível do mar se perdendo no horizonte. Vale a pena cada passo!

Dica: Prepare o psicológico e não tenha medo! Vai valer a pena. Vá com tênis em bom estado, com roupas leves e que possam ser detonadas (há partes na trilha que é preciso escorregar em algumas pedras, isso pode danificar a roupa).

Como chegar: O acesso da principal trilha para a Pedra da Gávea é no final da Estrada do Sorimã, localizada na Barrinha. No início da trilha há uma placa com um mapa e um resumo com informações importantes para quem está indo pela primeira vez.

#4 Pedra do Telégrafo

Trilha nível fácil, podendo ser concluída em até 30 minutos (pulando uma etapa com a ajuda de moto taxis). O visual lá de cima irá te proporcionar a sensação de liberdade. O horizonte infinito que se junta com o céu acompanhado de todo encanto que a Cidade Maravilhosa carrega é inesquecível! De lá se avista as praias selvagens (carregam esse nome por que nunca sofreram intervenção humana no local), as praias da zona oeste do Rio e também, a Pedra da Gávea.

Famosa por suas fotos “arriscadas”, a Pedra do Telégrafo tem recebido centenas de curiosos, mas o mistério será revelado: a pedra fica bem na pontinha do penhasco e abaixo dela, há um platô onde conseguimos ficar em pé.

Dica: Acorde ainda de madrugada para ver o nascer do sol! Vá de tênis e com roupas leves. Aaah não podemos esquecer dos moto taxis que podem te quebrar um galho e subir 1/3 da trilha.

Como chegar: Vá até a estrada Roberto Burle Marx percorra até o final chegando no centrinho de Barra de Guaratiba. Estando lá, já fica fácil de se localizar.

#5 Trilha da Urca

Trilha nível fácil, ideal para fazer em família e com duração de 30 minutos até o topo. É uma ótima alternativa para apreciar o visual lá do alto sem precisar pegar o bondinho e ainda se exercitar.

O Morro da Urca é onde fica a estação intermediária do bondinho do Pão de Açúcar. A trilha é bem sinalizada, a maior parte do caminho é formado por escadas naturais. Não é preciso muito treino, é só subir em um ritmo legal, com algumas pausas para respirar, beber água e observar os miquinhos que ficam espalhados pela mata!

No topo podemos apreciar uma vista maravilhosa da enseada de Botafogo, aterro e a praia do Flamengo, Urca e o conjunto disso tudo, deixando a paisagem sensacional e fazendo todo esforço valer a pena!

Dica: Após as 19h é permitido a descida de bondinho de graça! Então aproveita para apreciar o pôr do sol e pegar uma carona de volta no bondinho!

Como chegar: Vá em direção ao Pão de Açúcar e lá já terão placas indicando a trilha no lado esquerdo da praia vermelha.  

 

Gostou das dicas? Clique aqui e encontre um dos nossos amigos locais no RJ para te acompanhar nessa aventura!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *